ensaio newborn lifestyle nadalin fotografia curitiba

Ensaio newborn: qual é a história que você quer contar?

ensaio newborn lifestyle nadalin fotografia curitiba
Você prefere lembrar de adereços falsos e poses forçadas ou da mantinha preferida e sorriso sincero e gostoso?

Poses, acessórios, flores e cestos de vime. Desde os anos 80, quando a fotógrafa australiana Anne Geddes começou a fotografar bebês dentro de repolhos e vasos de flores, o ensaio newborn, de crianças recém-nascidas, com até 15 dias, ganharam um lugar cativo na fotografia e no coração dos pais. Ter os pequenos registrados por fotógrafos logo no início da vida tem feito, cada vez mais, parte do ritual de boas-vindas dos filhos e é uma ótima forma de registrar um momento tão importante da família.

Entretanto, os ensaios newborn clássicos, feitos em estúdio, nos moldes de Anne, levantam algumas reflexões – tanto em relação à saúde da criança quanto de cunho mais filosófico: qual história esses ensaios querem contar?

A saúde e o bem-estar dos pequenos

Bebês recém-nascidos são frágeis, especialmente no que diz respeito ao sistema imunológico. Não é à toa que os pediatras recomendam que as crianças permaneçam em casa até os três meses de idade, saindo apenas para as consultas e rotinas médicas necessárias.

“Aconselhamos que os bebês fiquem em casa para não se exporem muito a situações que podem adoecê-los. Deixá-los pelados, com ar condicionado, os predispõem a ficar doentes, além de que isso os tiram da sua rotina.” Lúcia Diehl da Silva

É o que afirma Lúcia Diehl da Silva, em entrevista ao site da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, em matéria acerca dos ensaios newborn. (fonte da matéria).

Nos estúdios de fotografia, não só a temperatura ambiente é uma preocupação real, bem como a segurança dos acessórios utilizados pelos bebês e as poses. Os recém-nascidos têm necessidades de sono e alimentação que precisam de atenção, além de sofrerem bastante com as cólicas. Tirá-los da rotina gera desgastes para o bebê e pode ser bastante estressante (e diria até mesmo frustrante) para os pais e para o fotógrafo, que, além de técnica, dependem um pouco da sorte para que as poses saiam conforme o imaginado em tempo hábil.

Magia e simbolismos na história contada no ensaio newborn

ensaio newborn lifestyle nadalin fotografia curitiba
Os momentos verdadeiros merecem ser registrados e lembrados.

Dormindo, nus e em posição fetal, os bebês ganham adornos como asas de anjinho, toucas de bichinhos e coroas. Em outras fotos, são colocados em cestos ou suspensos em mantas, em alusão aos famosos mitos do bebê que nasce em plantas ou que vem carregado pela cegonha.

Há ainda os pais que projetam nos recém-nascidos seus próprios gostos e aspirações para o futuro: a criança é colocada ao lado de livros, em cima de videogames ou ainda com bolas de futebol e demais artigos esportivos. Nas fotos que recheiam as redes sociais, em meio a poses e acessórios pré-definidos, a única coisa que parece mudar de um ensaio para o outro é o bebê.

A alternativa: Ensaio newborn lifestyle

Qual é a real história que os pais querem contar quando decidem fazer um ensaio de seu filho recém-nascido? Qual é o objetivo das fotos? Para quem são essas fotos? Como a criança irá encarar esse ensaio quando crescer?

Ao refletir sobre essas questões, entendemos que o ensaio newborn clássico faça sentido para muitos pais – não é à toa sua popularidade. Contudo, esse tipo de foto, carregada de magia e ares comerciais, falha ao proporcionar registros reais e carregados de uma emoção única à família.

Na contracorrente, o ensaio newborn lifestyle é a alternativa aos acessórios, poses forçadas e idas ao estúdio. No próprio ambiente da casa, o bebê é registrado em seu cotidiano, no aconchego do braço dos pais, no calor de seu berço e na singularidade dos seus primeiros dias – relevante também é o fato de que o ensaio newborn lifestyle não é limitado aos primeiros 15 dias de vida do bebê, podendo ser feito até o segundo mês de vida. É registrado, com olhar profissional, o dia a dia da criança, desde a troca de fraldas até o momento da soneca.

ensaio newborn lifestyle nadalin fotografia curitiba

Entendemos a fotografia natural como uma forma de aplicar um olhar único a um momento também sem igual. A beleza do dia-a-dia, do natural, do que é simples e verdadeiro nos encanta. Distante das luzes de estúdio, a luz do sol que entra pela janela é a sutileza que compõe as fotos e o espontâneo é o que faz o registro valer a pena. O ensaio newborn lifestyle exige sensibilidade, tanto do profissional da fotografia quanto dos pais. No fim das contas, trata-se de um registro original e orgânico para eternizar um evento tão importante na vida da família.

Quer fazer um ensaio newborn lifestyle?

Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e solicite um orçamento:contato@nadalinfotografia.com.br(041)-99149-0555 (Tel/WhatsApp)Contato pelo site

Quer fotografar conosco?

Comentários

Comente

Veja também