Foto: Helen Sloan/©HBO
Como fotógrafos, gostamos muito de criar: novos ambientes, novos tratamentos, novas possibilidades. E muito do que criamos tem a ver com o que somos e com o que gostamos. Inspirações que vêm de aprendizados e de referências, que nos fazem pensar mais em enquadramento, tratamento e cores. Prova disso são as fotos neste post, inspiradas em nosso vício completo pela série Game of Thrones. Foi esse vício, unido à paixão pela fotografia, que nos instigou a aprender mais sobre o estilo da série e usá-lo como um tema fotográfico: Retratos baseados na série Game of Thrones.
Quando a ideia do projeto surgiu, decidimos que produziríamos apenas retratos de plano fechado, primeiro plano e primeiríssimo plano, também chamados de close, close-up e big close-up que, resumindo, são retratos que mostram da linha do peito para cima ou apenas o rosto. Assim, poderíamos capturar melhor as expressões das pessoas. A produção é simples; A maior parte das roupas e acessórios são peças de tecidos velhas, cachecóis, cintos de couro e adereços diversos. Para os ambientes, buscamos espaços que simulem uma paisagem que seria possível em Game of Thrones, como rochas, montanhas, florestas, construções de pedra e madeira e ambientes rústicos. O tratamento, na verdade, é a grande diferença desses retratos, pois é ele que dá o clima da série. O tratamento nas cores, luz e sombra reforçam o estilo e o clima de cada região representada pela série. Mais escuras, mais frias, mais quentes, etc. É o chamado pós tratamento, que compõe a colorização das cenas e, se for o caso, a adição dos efeitos especiais.
Veja um exemplo de colorização e efeito nessa cena da série:
Fonte: www.spinvfx.com
Outro exemplo que pode ilustrar bem essa diferença está neste flagra das filmagens, feito na Croácia:
Foto: Sinke
Fonte: www.likecroatia.com
Comparando com esta cena na perspectiva da série, já com a produção final, é fácil notar a grande diferença nas cores, luzes, contrastes e em outros inúmeros detalhes que fazem parte de uma produção de alta qualidade:
Fonte: ©HBO
Para os personagens, como a variedade da série é imensa, não tivemos problemas para encaixar as pessoas em alguma família. O processo de escolha é inverso: não pensamos em um personagem e procuramos alguém que se pareça com ele, mas sim, convidamos pessoas comuns e as imaginamos no mundo de Game of Thrones. Várias já participaram e outras estão na fila para participar.
Por que Game of Thrones?
Escolhemos essa série, entre tantas, porque Game of Thrones inundou nossa cabeça! A história é fantástica, une várias temáticas interessantes. É a fantasia medieval feita para adultos, que envolve desde dragões até problemas que conhecemos, como o jogo de poder, conflitos, alianças justiças e injustiças. Os personagens são encantadores, possuem uma evolução: mudam, são bons, são maus, são humanos. A produção também é um ponto fundamental, com figurinos perfeitos, efeitos especiais impressionantes, direção, direção de fotografia, casting, tudo excepcional. Isso nos inspirou a tentar aprender com essa qualidade e grandiosidade.
Veja os retratos produzidos até agora:
A Patrulha da Noite
Da família Stark
Da família Stark
Como poderia ser um antigo rei Targaryen
Dos Baratheons convertidos ao Deus Vermelho
Da família Bolton
Cidadão de Qarth
Membro da irmandade sem bandeiras
Da casa Lannister
Um conhecido Lannister feito prisioneiro
Mestre de Meereen
Dos Tyrells
Dos Tyrells em Highgarden
Confira alguns dos retratos com o antes e depois do tratamento:
Tonalização e criação da neve e efeito de gelo no paredão de rocha para simular a grande muralha do norte
Efeito de gelo no paredão de rocha e criação de neblina para aumentar a perspectiva de tamanho e simular a grande muralha do norte. Tonalização da cena e aumento de contraste na pele e roupa
Tonalização da cena, aumento de sombras e mudança de contraste de pele
Tonalização da cena, luzes na pele, mudança de cor do vestido e manipulação da cena de fundo
Fantástico!!!!