aperfeiçoando o olhar fotográfico

De Riga a Londres: aperfeiçoando o olhar fotográfico

aperfeiçoando o olhar fotográfico

Todo profissional tem suas inspirações e colegas que admira. Um dos fotógrafos que nós da Nadalin apreciamos muito é a russa Elena Shumilova, que retrata crianças e animais com muita técnica e com um olhar especialmente criativo e delicado. A Elena dá workshops de fotografia em várias cidades da Europa e nós sempre tivemos vontade de aprender um pouquinho com ela. Então, quando fomos premiados com o 2º lugar do Dog Photographer of the Year na categoria Dogs at Play pelo Kennel Club e fomos convidados para ir até Londres receber o prêmio, logo tratamos de unir o útil ao agradável: já que estaríamos na Europa, por que não participar de um workshop com a Elena?

Aula prática do workshop com Elena Shumilova.
Foto: Ti Anna

E foi assim que saímos de Curitiba para ir até Riga, a capital da Letônia, encontrar a fotógrafa, que daria um de seus workshops por lá. Fora do circuito turístico comum dos brasileiros na Europa, a cidade é absolutamente encantadora, com um centro histórico lindo, construções em estilo gótico e vários cafés e pubs aconchegantes. Apesar de ser uma capital, Riga é uma cidade pequena e muito convidativa para quem busca um passeio diferente. E não era somente o passeio que estávamos buscando! O workshop foi ministrado em russo, com um intérprete traduzindo para o inglês, e foi uma experiência absolutamente incrível. Pudemos aperfeiçoar tanto o olhar quanto a técnica e entender que as fotos “mágicas” que a Elena tira nada mais são que belos momentos da vida capturados com um olhar apurado. Nossas cabeças fervilhavam: novidades da viagem, novos conhecimentos, pessoas que conhecemos por lá e tudo isso em inglês!

Aproveitamos a cidade e o simpático povo letão para treinar algumas técnicas e olhares. Quando viajamos, gostamos de fotografar o cotidiano das pessoas – sempre com a câmera em mãos e com o olhar atento ao que acontece ao redor. Em viagens, fotografar os lugares é interessante, mas a história de uma cidade e de um povo é sempre melhor contada por meio de retratos.

Entrega do prêmio de segundo lugar do “Dog photographer of the year 2017”.
Foto: Sergey Eremin

Com nosso sonho realizado e muito aprendizado na bagagem, partimos da Letônia para Londres, receber o prêmio no Kennel Club. Bastante diferente de Riga, Londres é o grande centro do mundo, com ruas limpas, arquitetura incrível e muitas flores. No museu de História Natural, ficamos deslumbrados pela estrutura e riqueza do acervo e, nas ruas, cativados pelo charme londrino. A sede do Kennel Club, com muitas pinturas (de cachorros, claro!) e até acervo da rainha e de séculos passado, funciona como um mini museu e foi por lá a recepção do prêmio. De forma bem casual, conversamos com os demais fotógrafos premiados e também com os juízes, que contaram como foi acirrada a competição e a deliberação dos ganhadores.

Prêmio em mãos, sorriso no rosto e ânimo e olhar renovados, estamos de volta!

Algumas fotos que produzimos no workshop:

Algumas fotos da viagem:

Quer fotografar conosco?

Comentários

Comente

Veja também