Às vezes, quando sugerimos um local ou ângulo para uma foto, o cliente fica meio confuso, sem entender muito bem a sugestão. Porém, quando ele vê o resultado da foto, mesmo que no display da câmera, a exclamação de surpresa mostra que tudo fez sentido! Comparar o local e a foto é uma das nossas “brincadeiras” favoritas enquanto fotografamos. Afinal, isso reflete a habilidade mais importante de um fotógrafo: o olhar.
Mais do que entender todos os menus e possibilidades da câmera – que não são poucos! – e compreender na vírgula como funciona a Fotografia, um bom fotógrafo é aquele que desenvolve um olhar que vai além. Isso quer dizer que, onde as pessoas vêem só “mato” ou uma paisagem banal, o fotógrafo enxerga uma foto espetacular e consegue captá-la através de suas lentes.
O percurso para treinar o olhar é longo e exige muito treino. O primeiro passo para isso é aprender a ver o mundo de outros ângulos. Como você pode ver nas imagens de o local e a foto abaixo, não raro nós vamos para o chão ou subimos em árvores para conseguir ângulos inusitados.
Vale lembrar que a Fotografia nada mais é do que desenhar com luz. Por isso, o resultado de uma imagem depende muito de como o fotógrafo consegue perceber a luz do local e como decide usá-la na captura da imagem. É importante prestar atenção no fundo, para ver que contraste ele vai dar com o objeto da foto. E isso é algo que os fotógrafos demoram para aprender e que faz toda a diferença! Veja alguns dos exemplos de o local e a foto que já registramos durante nossos ensaios:
Comentários